Clube de Leitura Reluz

O Clube de Leitura Reluz possui caráter multi e interdisciplinar e é destinado a pessoas que desejam integrar saberes e compartilhar leituras e experiências. Propõe-se um olhar para questões socioambientais contemporâneas a partir do exercício de análise e interpretação de obras literárias.


São utilizados textos de diferentes gêneros: diário, conto, romance, novela, crônica, entre outros, levando em consideração aspectos que põem em evidência questões socioambientais contemporâneas tais como: identidade, gênero, degradação ambiental, justiça social, violência, guerra, paz, entre outras, que são fornecedoras de indícios de diferentes olhares, concepções e visão de mundo.


Algumas teorias servem como aportes durante as leituras e são apresentadas com antecedência pelos coordenadores do Clube de Leitura, entre elas as Teorias Comparatista, Pós-colonial, a teorias da linguagem de Mikhail Bakhtin. Contamos, também, com contribuições de outros pensadores, entre eles Edgard Morin e Boaventura de Souza Santos.

Programação:

 

Screenshot_20220406-094611_WhatsApp_edited.jpg

09/03

Carolina Maria de Jesus: vida, obra e a questão ambiental.

Live de lançamento do Clube de Leitura Reluz

 

22/04

Literatura e Meio Ambiente: questões socioambientais em "Quarto de despejo", de Carolina Maria de Jesus.

 

06/04

Um olhar sobre a relação homem-animal a partir do conto "O búfalo", de Clarice Lispector.

 

04/05

A desconstrução de narrativas hegemônicas, aprtir do texto “O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie

 

22/06

Leituras descoloniais em torno de “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo.

20/07

 (Re)pensando a humanidade a partir da obra “O amanhã não está à venda, de Ailton Krenak.

 

17/08

O mito moderno da natureza intocada: A sociobiodiversidade e a busca do equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

 

14/09

Meu quintal é maior que o mundo- Manoel de Barros: a poesia simples, porém complexa, da natureza.

 

12/10

A Tempestade, de Shakespeare: descolonizar a mente.

09/11

As distopias do mundo contemporâneo: Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão.

 

07/12

Essas mulheres maravilhosas: Dicionário Mulheres do Brasil.

Destaque uma mulher que te inspira e a contribuição que legou ao mundo.

Coordenação:
 

Profa. Dra. Renata Bomfim- Presidente do Instituto Ambiental Reluz

​Renata Bomfim atuou como professora adjunta no Departamento de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em letras (área de concentração estudos literários) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ CAPES, na Universidade de Évora, Portugal. Mestre em letras pela UFES com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo/ FAPES. Artista plástica graduada pela UFES, atuante nas áreas de arte-educação e arteterapia. Especialista em Arteterapia na Saúde e na Educação (UCAM /RJ), Psicossomática (FACIS/ SP) e Psicologia Analítica Jungueana (IBPP/ ES). Instrutora de Hatha Yoga e Raja Yoga. Pesquisadora do CNPq desde 2007 no seguinte projeto: Figurações do feminino: Florbela Espanca et alii;, sediado na Universidade Federal de Sergipe, sob a orientação da Professora Doutora Maria Lúcia Dal Farra. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES (IHGES), da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (cadeira nº 16) e da Academia de Letras de São Mateus. Professora e educadora socioambiental com experiência em projetos socioambientais, de arte, educação e incentivo à leitura e à pesquisa. Autora dos livros Mina, editora Floricultura/ES (2010), Arcano dezenove, ed. floricultura/ES (2011) e Colóquio das árvores, Ed. Chiado/ Lisboa (2015) e O coração da Medusa/ edição da autora (2021)/no prelo). Autora da Revista Literária digital Letra e Fel, criada em 2007.

 

Profa. Dra. Ester Abreu Vieira de Oliveira- Vice-Presidente do Instituto Ambiental Reluz

​Professora e escritora. Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (1960), Especialização em Filologia Espanhola - Madri (1968) Mestrado em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba (1983), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Pós-Doutorado em Filologia Espanhola: Teatro Contemporâneo- UNED - Madri (2003). Atualmente é aposentada e Professora Efetiva - (Voluntaria) e Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES- CCHN- DLL-PPG Mestrado e Doutorado em Estudos Literários. Foi professora e diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPEPG) do Centro de Ensino Superior de Vitória. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, com estudos sobre a poesia, o teatro e a narrativa das literaturas hispânicas e literatura brasileira. Pertence à Academia Espírito-santense de Letras, à Academia Feminina Espírito-santense de Letras, ao Instituto Histórico, Geográfico do Espírito Santo, Associação Brasileira de Hispanista, Asociación Internacional de Hispanista, à AITENSO. Coordenou eventos e publicações de obras e participa de conselhos editoriais no Brasil e no exterior.
 

​Profa. Dra. Karina Fohringer- Conselheira Fiscal do Instituto Ambiental Reluz

​Doutora em Letras (com ênfase em Estudos Literários - UFES - 2015). Mestre em Letras (com ênfase em Estudos Literários - UFES- 2008). Pós-graduada (Especialização) em Teoria Psicanalítica e Práticas Educacionais (UNIG- 2007), graduada em Letras (UFES- 1991) e em Direito (UVV- 1991). Coordenou (de 01/2009 a 07/2010) o Curso de Letras da Faculdade Saberes (ES), tendo também atuado como professora nessa mesma IES. Trabalhou como professora da Prefeitura Municipal de Vitória, de 1994 a 2011. Em dezembro de 2008, foi empossada membro titular da cadeira n 8 da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Professora convidada dos Cursos de Especialização Lato Sensu em: Linguagens: língua e literatura (Faculdade Saberes) e Educação (FABRA). Bolsista FAPES. Bolsa Sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela (USC)- Espanha (Bolsa CAPES), de 27 de agosto a 30 de dezembro de 2013. De 2017 a 02/2020, atuou como Professora de Português na Universidade de Viena (Zentrum für Translationswissenschaft). Desde 2017, é professora de Português como Língua de Herança em Bildungsdirektion für Niederösterreich em St. Pölten e em Mödling na Áustria.

Prof. Dr. Francisco Aurelio Ribeiro - Diretor-secretário do Instituto Ambiental Reluz

Possui mais de 30 anos de experiência na área de Ensino e Pesquisa. Esta significativa experiência docente provém de sua atuação como professor em diversas Instituições de Ensino, públicas e privadas, com âmbito de atuação no Ensino Fundamental, Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação). Responsável pela orientação de teses de mestrado na área de letras da universidade Federal do Espírito Santo UFES. Participa também de diversas bancas de Defesa de Dissertação. Desenvolveu diversos trabalhos de pesquisa na área de literatura, possuindo mais de 40 livros publicados (gêneros infantil, crônica, conto e pesquisa) e vários artigos de sua autoria, participando com suas crônicas de colunas semanais no jornal A Gazeta. Foi Secretário de Cultura da UFES no período de 1992 a 1995, sendo responsável também pela coordenação de cursos em nível de Especialização e Pós-Graduação. Conduziu vários congressos como conferencista e apresentador de comunicação no Brasil e Exterior. Participou ora como examinador, ora como elaborador de provas de literatura em diversos concursos públicos e vestibulares em vários estados brasileiros. Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e à Academia Espírito-santense de Letras, da qual foi presidente em três mandatos.

Educação
socioambiental
e
Cultura.

1_edited.jpg
Tucanos na árvore

Espalhe esse movimento, divulgue, convide os seus amigos e seja o principal agente das mudanças que você quer ver no mundo!