top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Bomfim

Comunidade, ONGs e poder público participam do lançamento da Cartilha da Paz no Espírito Santo



No dia 07 de agosto de 2023, aconteceu o lançamento da Cartilha da Paz, livro infantil com temática ambiental, produzido pelo Instituto Ambiental Reluz (IAR), em parceria com a Confederação Nacional de RPPNs (CNRPPN)) e a Secretária Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (SEAMA). Essa obra, em poesia e prosa, tem como cenário o bioma da Mata Atlântica e possui personagens que são animais silvestres apreendidos, e que foram soltos na RPPN Reluz, numa parceria com o CETAS-IBAMA e outros habitantes da floresta, como os macacos-prego-de-crista Ravi, Nina e Miudinho.


Além dos autores do livro, os escritores capixabas Ester Abreu Viera de Oliveira, atual Presidente da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL); Francisco Aurélio Ribeiro, pesquisador e acadêmico da AEL e Renata Bomfim, arteterapeuta, acadêmica da AEL e (co)criadora da RPPN Reluz, participaram do evento intelectuais da Academia Espírito-santense de Letras, parceira do IAR. As ilustrações foram feitas por Wellington Chagas Torres. O evento contou, ainda, com representantes do poder público como SEAMA, BPMA, Câmara Municipal de Vitória, Câmara Municipal decVila Velha, Secretaria de Cultura de Vila Velha, e de ONGs parceiras como o IBA, Instituto Pegada e Instituto Força Verde.


O Instituto Ambiental Reluz é uma organização sem fins lucrativos, localizada nas montanhas capixabas e sediada na RPPN Reluz, uma reserva que contribui com a preservação da biodiversidade por meio da educação ambiental, da pesquisa científica e de ações que promovem a recuperação e o cuidado da Mata Atlântica. Em 2022, o Instituto Ambiental Reluz foi reconhecido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) como “Centro de Educação Ambiental”.


A Cartilha da Paz objetiva fomentar o diálogo sobre o meio ambiente com estudantes, especialmente a partir do (re)conhecimento da cultura do território e da literatura local e está alinhada com a Agenda 2030, da ONU, especialmente a partir do ODS nº 16. A Paz é um dos Objetivos Sustentáveis do Desenvolvimento Sustentável e um assunto premente que demanda a união de esforços para por fim a todos os tipos de violência, abuso, exploração e tortura. O IAR direciona os seus trabalhos nessa linha de atuação que valoriza a diversidade cultural, incluindo a promoção da compreensão, da tolerância, da solidariedade e do respeito às identidades nacionais, raciais, religiosas, por gênero e geração, entre outras. O livro será distribuído gratuitamente para as bibliotecas das escolas que participam do Projeto Reluz na Escola.







5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page