Buscar
  • Renata Bomfim

I Simpósio Internacional Diálogos Latino-americanos Rubén Dario e Juan Ramón Molina


A Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) em parceria com o Instituto Ambiental Reluz (IAR), UFES e SESC-Glória promovem o I Simpósio Internacional Diálogos Latino-americanos, reunindo pesquisadores e amantes da literatura hispano-americana em torno do legado do poeta nicaraguense Rubén Darío (1867-1916) e do poeta hondurenho Juan Ramon Molina (1875- 1908).


O evento será online e acontecerá das 14h às 18h30 (do Brasil), com transmissão no canal do Centro Cultural Sesc-Glória no YouTube.


Participarão desse evento a Prof.ª Ester Abreu Vieira de Oliveira que é Presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL) e Vice-presidente do Instituto Ambiental Reluz; Renata Bomfim, pesquisadora doutora especialista na Obras de Rubén Darío e presidente do IAR e Francisco Aurélio Ribeiro, Presidente de Honra da AEL e Diretor-Secretário do IAR.


Os poetas Rubén Darío e Juan Ramon Molina são personalidades essenciais da escrita modernista da América Latina, escritores que impactaram fortemente as suas gerações e outras que as sucederam, a partir da construção de uma obra literária potente e definidora para a identidade cultural da região. O evento celebrará, em especial, a passagem desses importantes intelectuais pelo Brasil e o encontro que tiveram com escritores e acadêmicos da Academia Brasileira de Letras, entre os quais Machado de Assis, com quem tiveram contato durante sua passagem pelo Brasil entre o final do século XIX e início do século XX.


Etapas

A programação será dividida em etapas. A primeira parte terá como mediadores Anaximandro Amorim e Solveige Josefina Villegas Zerlin, com abertura de Getúlio Marcos Neves. Na sequência, a presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, vai falar sobre o tema “A Importância da Literatura para uma Identidade Latino-americana e de Rubén Darío e Juan Molina no Movimento de 1906”.Em seguida farão uso da palavra Michele Freire Schiffler, com o tema “Diálogos Interculturais latino-americanos: compartilhando histórias, letras e lutas”; Renata Bomfim – “Rubén Darío: um retrato íntimo”; Nicasio Urbino: “ Rubén Darío: o homem e sua obra”; e Martín Katz Darío, com o tema “Rubén Darío: meu ancestral”.


A segunda parte do simpósio terá como mediadora Solveige Josefina Villegas Zerlin e a participação dos conferencistas Elsa Ramirez (“Almas Gemelas en el Tiempo”), Jubal Valerio Hernández (“Los poetas como reformadores de la raza y el humanismo en la visión de Juan Ramón Molina”) e Jorge Elias Neto (“III Congresso Pan-americano de 1906: Juan Molina e o Brasil”). O encerramento será do presidente de honra da AEL, Francisco Aurélio Ribeiro, que irá discorrer sobre o tema “Saul de Navarro e o espírito ibero-ameriano”.


O acesso ao Simpósio será aberto ao público em geral, mediante a moderação da direção da Academia Espírito-santense de Letras. Com esta iniciativa, a presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, pretende relembrar o III Encontro Pan-americano, ocorrido no Rio de Janeiro, em 1906. Dentro do cenário político internacional, aquele evento obteve a união interamericana e estimulou investigações que relacionavam a história e a literatura do continente americano, com a perspectiva de uma cooperação intercultural entre professores e estudantes universitários. “Entre os intelectuais que aqui estiveram destacam-se o nicaraguense Rubén Darío e o hondurenho Juan Ramón Molina”, aponta Ester. “Além dessa celebração de personagens da intelectualidade latino-americana, o simpósio busca reafirmar a importância da permanência do plurilinguismo na educação, repudiando as manobras do ensino de um só idioma, o inglês, no currículo médio no Brasil”, completa.


PROGRAMAÇÃO

  • I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS LATINO-AMERICANOS: RUBÉN DARÍO & JUAN RAMÓN MOLINA

Data: 23 de julho DE 2022

Horário: das 14h às 18h30 ( Hora de Brasil)

Onde assistir: YouTube do Sesc-Glória(link is external)

Programação:

1ª Parte:

Mediação: Anaximandro Amorim

Abertura: Getúlio Marcos Neves

Conferencistas:

Ester Abreu Vieira de Oliveira: “La Importancia de la Literatura para una Identidad Latinoamericana y de Rubén Darío y Juan Molina en ese Movimiento en 1906”

Michele Silva Freire: “Diálogos Interculturais latino-americaanos: compartilhando histórias, letras e lutas”

Renata Bomfim – “Rubén Darío um retrato íntimo”

Nicasio Urbino: “Rubén Darí:o el hombre y su obra”

Martín Katz Darío “Rubén Darío: mi ancestral”


2ª parte:

Mediação: Solveige Josefina Villegas Zerlin

Conferencistas:

Elsa Ramirez: “Almas Gemelas en el Tiempo”

Jubal Valerio Hernández: “Los poetas como reformadores de la raza y el humanismo en la visión de Juan Ramón Molina”

Jorge Elias Neto: “III Congresso Pan-americano de 1906: Juan Molina e o Brasil”


Encerramento:

Francisco Aurélio Ribeiro: “Saul de Navarro e o espírito ibero-ameriano”


PARTICIPANTES DO SIMPÓSIO:

Nicasio Urbina

Escritor, catedrático e crítico nicaragüense, professor catedrático de literatura latino-americana da Universidade de Cincinnati e diretor de Estudio de Posgrado no Departamento de Lenguas y Literaturas Románicas.


Martin Katz Darío

Arquiteto, palestrante e investigador da vida de Rubén Darío, seu bisavô. Nicaraguense, reside em Buenos Aires.


Elsa Ramirez

Escritora, licenciada em Comunicación Social, Presidenta del Tribunal de Honor de la Asociación de Prensa Hondureña (APH) e Presidenta del Consejo Hondureño de la Cultura Juan Ramón Molina e Socia del Instituto Hondureño de Cultura Hispánica (IHCH) .


Francisco Aurelio Ribeiro

Escritor e professor de Literatura. Formou-se em Letras e Direito, com doutorado em Literatura Comparada. É presidente de honra da Academia Espírito-santense de Letras e pertence ao IHGES.


Ester Abreu Vieira de Oliveira

Professora Emérita da Ufes, Dra. em Literatura e Língua Espanhola (UFRJ), com pós-doutorado em Teatro Contemporâneo. Escritora, pertence à Academia Espírito-santense de Letras (atual presidente), à AFEL, ao IHGES, e à APEES.


Getúlio Marcos Pereira Neves, Acadêmico e Presidente do Instituto Histório e Geográfico do Espírito Santo, magistrado, músico, romancista, poeta, historiador advogado, Juiz de direito da Policia Militar do Espírito Santo.


Jorge Elias Neto

Escritor, poeta, médico cardiologista, pesquisador, ambientalista, membro da Academia Espírito-santense de Letras, do conselho de revisores dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, do Conselho editorial da Revista Latino-americana de Arritmias Cardíacas e Marca-passo e revisor da Heart Rhythm Journal.


Renata Bomfim

Ambientalista e arteterapeuta. Profa. Dra. em Literatura comparada(Ufes).

Especialista em Psicologia Analítica Junguiana, Arteterapia em Saúde e em Educação e em Psicossomática. Criou, em 2007, a Reserva Natural Reluz e o Instituto Ambiental Reluz do é presidente. É autora de livros eda revista online literária Letra y Fel, (www.letraefel.blogspot.com(link is external)) e do site ambiental RPPN Reluz (www.ambientalreluz.com.br(link is external)).


Michele Freire Schiffler

Doutora e graduada em Letras, professora titular do Departamento de Línguas e Letras da UFES. Suas linhas de pesquisa estão centradas na Literatura e Estudos Culturais, com ênfases ma cultura popular, performances culturais, literatura feminina e os estudos de gênero em perspectiva decolonial. Coordena o projeto de pesquisa "Vozes femininas na América Latina".


Dr. Jubal Valerio Hernández

Advogado y gestor cultural.

Solveig Josefina Villegas Zerlin

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFES), Mestre em Filologia Hispânica (CSIC - Madrid-España). Licenciada em Educación – Língua e Literatura (Universidad de Carabobo, Venezuela). Professora universitária e pesquisadora nas áreas de estudos literários, estudos culturais e língua espanhola.


Anaximandro Amorim

Advogado, professor e escritor. Formado em Direito e em Letras Português-Francês pela Ufes, é membro da Academia Espírito-santense de Letras, patrono Antônio Ferreira Coelho), da Academia de Letras de Vila Velha, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, da Associação de Professores de Francês do Espírito Santo e demais instituições culturais capixabas.

26 visualizações0 comentário