top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Bomfim

Reserva Natural Reluz recebe o título de Posto Avançado da Biosfera da Mata Atlântica



No dia 22 de novembro de 2023 a RPPN Reserva Natural Reluz, localizada em Marechal Floriano, ES, recebeu o título de Posto Avançado da Biosfera da Mata Atlântica. A votação aconteceu no Rio Grande do Norte, no 32º Encontro Anual da RBMA. Weber Rocha foi o delegado regional responsável por defender a candidatura da Reluz, proposta que foi acolhida e aprovada por unanimidade. Os representantes da RPPN Reserva Natural Reluz acompanharam o processo de certificação de forma on line e vibraram com mais essa conquista no campo ambiental.


A certificação como Posto Avançado é vinculado ao MAB- UNESCO, que é uma iniciativa lançada em 1971, Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere). Essa ação foi criada como resultado da “Conferência sobre a Biosfera” realizada pela UNESCO em Paris em setembro de 1968 e propõe a cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio, buscando o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.



O símbolo dos postos Avançados é o muriqui, maior macaco das Américas, nativo e exclusivo (endêmico) da Mata Atlântica brasileira.

3 visualizações0 comentário
bottom of page