Buscar
  • Renata Bomfim

Vice-presidente do Instituto Ambiental Reluz é homenageada pela Writers Capital Foundation.


A Vice-presidente do Instituto Ambiental Reluz, Ester Abreu Vieira de Oliveira, foi homenageada com o International Women’s Day Award 2022, título concedido pela Writers Capital Foundation. Essa Instituição literária internacional busca reunir mentes criativas para alcançar as bases para educar e inspirar as pessoas a alcançar o conceito de mundo único e proteger o planeta dos desafios do tempo.


A professora Ester Abreu Vieira de Oliveira possui uma trajetória de vida dedicada à docência e à literatura, dentro desse rico espaço literário ela presenteia crianças, jovens e adultos com obras que encantam e educam para a cidadania e o amor pela natureza. No Instituto Ambiental Reluz, a sua experiência e sabedoria serve como inspiração para toda a equipe.

Ester Abreu possui uma obra de cerca de cinquenta livros publicados nos mais diferentes gêneros, alcançando grande destaque as suas publicações para crianças, geralmente bilíngues. A sua sensibilidade toca o coração das crianças com histórias como a do lagarto que é desafiado a superar os seus medos para poder aproveitar as belezas do jardim.


Poetisa, Ester Abreu consegue traduzir em palavras, com sensibilidade, as belezas da natureza. Ela vive no famoso "Solar da Ester", junto as suas roseiras e peixes.


Professora e escritora, Ester Abreu possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (1960), Especialização em Filologia Espanhola - Madri (1968) Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba (1983), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Pós-Doutorado em Filologia Espanhola: Teatro Contemporâneo- UNED - Madri (2003).


Mesmo aposentada, a professora continua lecionando (Voluntaria) na Pós-graduação em letras da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, instituição da qual é Professora Emérita.


Ester Abreu pertence à Academia Espírito-santense de Letras (AEL), sendo a primeira mulher a presidir a centenária instituição, pertence, também, a Academia Feminina Espírito-santense de Letras, ao Instituto Histórico, Geográfico do Espírito Santo, Associação Brasileira de Hispanista, Asociación Internacional de Hispanista, à AITENSO.

33 visualizações1 comentário