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Educação Ambiental

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O INSTITUTO AMBIENTAL RELUZ trabalha em prol da proteção ambiental compreendendo ser essa uma missão de grande complexidade e que deve ser realizada utilizando-se variadas estratégias da cultura, da filosofia, da literatura e das artes. O braço cultural e artístico do Instituto Ambiental Reluz, dentro do Projeto Reluz na Escola, fortifica-se, e as ações visam, em especial, sensibilizar variados grupos sociais para a os valores humanistas, a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

O Instituto Ambiental Reluz tem trabalhado junto à docentes e discentes, a partir do conhecimento e reflexão sobre o território capixaba, com uma visada decolonial e dialógica, tendo como mote a literatura do ES e a produção a escrita e a leitura. Nosso objetivo é que os frutos desse aprendizado se multipliquem, sejam compartilhados com os pais e demais membros da sociedade, e se transforme em ações sustentáveis no cotidiano de cada participante.

As ações desenvolvidas estão alinhadas com a Agenda 2030, pacto global firmado por mais de 193 países, e que estabeleceu objetivos a serem cumpridos até 2030 para o enfrentamento às mudanças climáticas e a construção de um mundo mais justo e sustentável.

Centro de Educação Ambiental

O Instituto |Ambiental Reluz, em 2022, recebeu a certificação como CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, pelo IEMA, e atua em consonância com os princípios e diretrizes do Programa Estadual de Educação Ambiental que, no seu artigo 6º prevê, entre outras:

 

  • I O enfoque humanista, sistêmico, democrático e participativo;

  • II - A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico, o político e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;

  • VII - A abordagem articulada das questões socioambientais locais, regionais, nacionais e globais e

  • VIII - O reconhecimento, a valorização, o resgate e o respeito à pluralidade e à diversidade

  • individual, sociohistórica e cultural.

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Vivemos uma crise ambiental planetária e o engajamento das escolas é essencial na busca por soluções. Existem tensões locais e globais que unem o planeta em variados conflitos, cuja resolução depende de ações integradas, não apenas focadas em tecnologias, mas no potencial de cidadãos e cidadãs conscientes e conectados consigo e com a comunidade que os cerca. A causa ambiental pode ser um vetor aglutinador para professores e estudantes a partir de variadas temáticas ambientais e da criação e valorização de espaços de diálogo que fomentem a partilha do sensível entre os seus membros.

 

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