20200118_111258.jpg

As abelhas são seres imprescindíveis para a vida e correm o perigo de desaparecerem. Desmatamentos, queimadas, mudanças climáticas, uso de agrotóxicos, são alguns dos motivos que tem levado várias espécies de abelhas a entrarem na lista de extinção. Assim como as abelhas, variadas outras espécies de insetos também estão ameaçados. 

 

A Mata Atlântica é o lar de muitas abelhas sem ferrão, também chamadas de meliponíneos. Nós sempre observamos o vai e vem de jataís, bocas de sapo, Iraís, entre outras, na Reserva e admiramos essas criaturas tão pequeninas e extraordinárias, a aproximadamente dois anos surgiu o desejo de fazer um meliponário na Reluz. A Reserva Natural Reluz não possui nenhuma atividade extrativista, ela foi criada com o objetivo de preservar o meio ambiente. 


O Meliponário Reluz busca contribuir para com a preservação das abelhas sem ferrão e, também, realizar educação ambiental, especialmente junto a escolas, pois, quanto mais pessoas conhecerem essas abelhinhas e a importância da sua existência na natureza, mais elas serão preservadas.

Meliponário