top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Bomfim

Instituto Ambiental Reluz, em parceria com a SEAMA, lança o livro infantil Cartilha da Paz.



O Instituto Ambiental Reluz (IAR) lançará, no dia 07 de agosto de 2023, a partir das 18 horas, na Biblioteca Pública Municipal de Vitória Adelpho Polli Monjardim, o livro infantil Cartilha da Paz. O livro, em poesia e prosa, apresenta histórias de respeito, convivência pacífica e solidariedade vividas no bioma da Mata Atlântica.


A obra tem como autores os escritores capixabas Ester Abreu Viera de Oliveira, atual Presidente da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL); Francisco Aurélio Ribeiro, pesquisador e acadêmico da AEL e Renata Bomfim, arteterapeuta, acadêmica da AEL e (co)criadora da RPPN Reluz, todos membros da diretoria do Instituto Ambiental Reluz. As ilustrações foram feitas por Wellington Chagas Torres.



O Instituto Ambiental Reluz é uma organização sem fins lucrativos, localizada nas montanhas capixabas e sediada na RPPN Reluz, uma reserva que contribui com a preservação da biodiversidade por meio da educação ambiental, da pesquisa científica e de ações que promovem a recuperação e o cuidado da Mata Atlântica. Em 2022, o Instituto Ambiental Reluz foi reconhecido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) como “Centro de Educação Ambiental”.


A Cartilha da Paz é uma realização do Instituto Ambiental Reluz, dentro do Projeto Reluz na Escola, e conta com o apoio da Confederação Nacional das RPPNs e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEAMA). A obra objetiva fomentar o diálogo sobre o meio ambiente com estudantes, especialmente a partir do (re)conhecimento da cultura do território e da literatura local. O livro será distribuído gratuitamente para as bibliotecas das escolas que participam do Projeto Reluz na Escola.


A Paz é um dos Objetivos Sustentáveis do Desenvolvimento Sustentável (ODS nº16) e um assunto premente. No Espírito Santo e em vários outros estados brasileiros, acontecimentos trágicos em creches e escolas acendem um alerta para a necessidade de que, em paralelo a políticas públicas eficazes no campo da segurança, a educação, tanto formal, quanto informal, seja uma prioridade.


Urge a redução de todos os tipos de violência, abuso, exploração, tortura, e a potencialização de uma educação que valorize a diversidade cultural, e que seja voltada para a cultura de paz, incluindo a promoção da compreensão, da tolerância, da solidariedade e do respeito às identidades nacionais, raciais, religiosas, por gênero e geração, entre outras.


A Cartilha da Paz visa ser um instrumento lúdico de diálogo, além de um convite para que unamos esforços na proteção e cuidado da nossa casa comum, o Planeta Terra.


Lançamento:

Dia: 07/08/2023

Horário: 18 horas

Local: biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Rua Muniz Freire, 23. Cidade Alta.

Centro. Vitória. ES.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page