top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Bomfim

Reluz na Estrada e PRF-ES realizam ação na BR 262, alertando para o atropelamento de animais.



No dia 11/02 (sexta-feira), o Projeto Reluz na Estrada realizou, junto com a PRF-ES, mais uma ação educativa, alertando passageiros e condutores para a importância de uma direção cidadã e consciente. Essa ação aconteceu no km 69 da 262, em Marechal Floriano/ES. Esse trabalho alcançou 48 pessoas num total de 33 veículos abordados.


Ao final da abordagem, o Instituto Ambiental Reluz oferecia aos participantes uma obra literária produzida no ES, corroborando a tradição do Reluz em aliar a arte e a cultura à educação ambiental.



Estudos indicam que, no Brasil, quase meio milhão de animais silvestres morrem atropelados por ano, cerca de 1,3 milhão por dia, 17 mortes por segundo, o que corresponde a um prejuízo incalculável para a biodiversidade e para a vida. Muitos acidentes decorrem da colisão entre automóveis e animais, geralmente fazendo alguma vítima.



Foi esse cenário trágico que motivou o Instituto Ambiental Reluz a procurar a PRF para implementar uma ação que pudesse conscientizar os motoristas para essa realidade. O Espírito Santo possui hoje cerca de 10% da sua cobertura original e muitas áreas com matas e reservas ambientais são cortadas por estardas federais e estaduais. Apenas no Município de Marechal Floriano existem três RPPNs e em outros municípios capixabas a situação é similar, inclusive há a Reserva Biológica de Sooretama, que que sofre com a grande perda de espécies, muitas delas em vulnerabilidade, por conta dos acidentes automobilísticos.

Acreditamos que cada cidadão pode contribuir para o trânsito seja seguro para todos, vidas humanas e não humanas.


5 visualizações0 comentário
bottom of page